Psicoterapia e Ansiedade

Talvez a sensação frequente em maior número de pessoas durante esses quase dois anos de pandemia, seja a ansiedade. Essa não é uma doença nova e muito menos exclusiva do momento em que vivemos, porem a perda financeira de muitas famílias, o adoecimento e infelizmente em muitos casos, a morte de entes queridos, o isolamento social, fez com que até mesmo, pessoas que jamais haviam referido sintomas ansiosos, passassem a experimentar essas sensações tão desconfortáveis, sobretudo quando não sabemos identificar e aí nos resta pensar na possibilidade de doenças muito mais graves e mortais.

O paciente sempre relata suas crises ansiosas com a frase “pensei que ia morrer” foi a respiração fica difícil, a boa seca, as mãos transpiram, o coração acelera..., mas é importante saber que se em meio a esse turbilhão de sensações angustiantes, você conseguir se acalmar esses sintomas irão melhorando, até passar totalmente.

A psicoterapia exerce um papel importantíssimo, pois ensinará, entre outras coisas, o paciente a manter o controle e com o tempo, contornar essas crises de forma cada vez mais rápida. Lidar com a ansiedade e o que a gera, depende muito do vínculo de confiança não relação paciente / terapeuta, para que, mesmo estando sozinho, o paciente possa se sentir suficientemente seguro seja para lidar com a crise ou para entrar em contato com o profissional e falar sobre o que está ocorrendo. O terapeuta fará uma avaliação do que pode estar causando esses episódios e poderá propor mudanças na rotina diária, otimizando o processo de cura através da participação ativa do paciente.


Quero Marcar uma Consulta

Deixe o seu contato aqui, assim que recebermoos as suas informações entraremos em contato.